Projecto Ecopontos – ABC da Reciclagem – PAR010/FSG

O ABC da Reciclagem é um projecto concebido com o objectivo de promover a preservação do Meio Ambiente, através de um programa de formação em matéria das boas práticas de Gestão de Resíduos, direccionados aos alunos e a comunidade em geral, de modo a dotá-los de técnicas de como lidar com os diferentes tipos de resíduos gerados no dia-a-dia, valorizando a teoria dos 3Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

No âmbito da parceria firmada com a Vodacom, para o projecto Faz Crescer, a Fundação Gago, para além de ministrar o programa do ABC de Reciclagem aos alunos, Professores e agentes de limpeza, instala Ecopontos escolares para recolha selectiva dos resíduos sólidos (plástico, vidro, papel e metais) para posterior valorização através dos processos de reaproveitamento e eventual reciclagem.

O projecto teve início em 2016 e, a partir de 2019 com a parceria tripartida entre a Fundação Gago, Vodacom Moçambique e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano, foram beneficiadas cerca de 65 escolas e cerca de 70.000 alunos abrangidos, numa meta prevista de 700 escolas até o ano 2030, indo ao encontro dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável 2020-2030.

O ABC da Reciclagem consiste na realização de palestras sobre educação cívica ambiental e reciclagem de resíduos nas escolas. Onde são realizadas por um educador ambiental debruçando-se sobre as razões de conservação ambiental e medidas a adoptar face a gestão de resíduos. As palestras são realizadas no pátrio da escola juntamente com a exposição de artigos reciclados, a fim de sensibilizar os demais sobre a capacidade, resiliência que os resíduos têm, mesmo depois de serem chamados de lixo.