Nutri-Escolas – PNE014/FSG

Em Moçambique cerca de 43% das crianças sofrem de desnutrição crónica (baixa altura para a idade) e 8% sofre da desnutrição aguda (baixo peso para altura) e esta pode aparecer em qualquer época da vida e pode ser recuperada (IDS, 2011).

O elevado número de repetições escolares no nosso Pais, provavelmente estejam associados a problemas alimentares. O estudo encomendado pela MASA (2018), aponta que, 18,8% de todas repetições em 2015, foram associadas a desnutrição crónica.

Em geral a desnutrição tem um impacto social e económico negativo na educação, saúde e produtividade (MASA, 2018). Fazendo com que a própria desnutrição perpetue os ciclos de precaridade, desigualdade e exclusão social, redução da produtividade da população trabalhadora e na promoção do estigma social (OMS, 2017).

Neste contexto o projeto Nutri-escolas, visa complementar as necessidades energéticas e nutricionais dos alunos matriculados em escolas públicas e/ou privadas, pois este ambiente é reconhecido como o local privilegiado para o desenvolvimento de diversos saberes, tendo em vista que a maioria das crianças moçambicanas em idade escolar encontra-se matriculada em instituições de ensino, permanecendo neste espaço, tempo considerável e suficiente para o estabelecimento de relações de amizade e confiança.

O projecto tem como objectivo complementar as necessidades energéticas e nutricionais dos alunos, através da oferta de uma refeição diária nos turnos da manhã e de tarde, visando atender os requisitos nutricionais referentes ao período em que este se encontra na escola. Com intuito de:

• Melhorar as condições fisiológicas dos alunos, de forma a contribuir para a melhoria do desempenho escolar;
  • Promover a educação nutricional no âmbito da escola, de forma a reforçar a aquisição de bons hábitos alimentares;

Reduzir a desistência e a repetência escolar.

Add Comment

pt_PTPortuguês