Projecto Tenda Solidária – PTS011/FSG

Actualmente as mudanças climáticas vem se revelando uma das maiores provedoras dos desastres naturais graves. Os desastres naturais são fenômenos que acontecem devidos as oscilações de temperaturas e mudanças de estações climáticas anualmente.

Durante estas oscilações, um dos fenômenos mais desastroso são as precipitações agudas e os ciclones. Moçambique tem uma longa faixa costeira e por isso está geograficamente vulnerável a sofrer frequentemente cenários de devastação natural, além das habitações das comunidades que habitam em zonas vulneráveis serem precárias e de fácil danificação.

Parente esta situação a Fundação Sérgio Gago-FSG, decidiu apoiar o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades Naturais (INGC) com a doação de três tendas para as famílias que forem afectadas pelos desastres. Tendo percebido que há mais necessidades de apoios para pessoas vítimas de desastres naturais, a FSG tomou a decisão de elaborar um projecto denominado Tenda Solidária cujo objectivo é apoiar os cidadãos moçambicanos a exercitar o espírito de solidariedade às pessoas vítimas de desastres naturais.

Os apoios são entregues aos beneficiários em coordenação com o INGC instituição de tutela de forma a se encaixar nos requisitos e estratégias do Governo de Moçambique. As tendas são acompanhadas de outros materiais necessários de acordos com as necessidades dos beneficiários sendo que, as características obedecem os padrões de qualidade aceites pelo INGC. Dado a vulnerabilidade das populações pela localização geográficas o período de implementação do presente projecto e indeterminado, dependendo da ocorrência dum fenómeno de desastres naturais que devasta moradias deixando-os desabrigados.