A nossa História

Fundação Sérgio Gago

A concepção da Fundação Sérgio Gago, também denominada FSG, em 2015, foi um dos marcos mais importantes nas instituições de natureza filantrópica em Moçambique. A sua materialização legal aconteceu no dia 16 de Maio de 2017, através da resolução número 21 do Conselho de ministros. E desde então não mais parou, pois permitiu a implementação de uma vasta carteira de projecto que visa contribuir para o desenvolvimento do país.

VER PROJECTOS

Cronograma da Instituição

2015

A Fundação Sérgio Gago inicia atividades em busca da realização dos seus sonhos e estabelece bases materiais e humanas para assentar os grandes desafios que estavam por vir, tendo como primeiros passos a tramitação processual para a legitimação da Fundação e a instalação de garrafas ecológicas ao longo das Avenidas 10 de Novembro e Marginal na Cidade de Maputo.

2016

Elaboração de vários projetos direcionados ao desenvolvimento sustentável, alinhados com o Plano Quinquenal do Governo e com os objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU.

2017

A Fundação é reconhecida através de Despacho Ministerial, aprovado pelo Conselho de Ministros no dia 21 de Maio.
No dia 1 de Novembro de 2017 foi o dia de início de atividades laborais da Fundação com a implementação dos projetos desenhados: Garrafas Ecológicas e Escolas Mangwana.

2018

A Fundação inicia o processo de busca de parcerias públicas e privadas para a prossecução dos seus projetos e garantia da sustentabilidade da mesma, através da celebração de Memorandos de Entendimento e Acordos de Parceria de médio a longo prazo.
Implementação do projeto Ecopontos Escolares a nível nacional, estudo do impacto da farinha de banana no estudo nutricional nas crianças na escola primária de Mutséwa.

2019

Colocam-se em prática vários projetos que serviriam de base demonstrativa da filosofia e da capacidade operativa da FSG em benefício das comunidades e do País no seu todo.

2020

Um ano marcado pela redefinição da FSG. Traçou o Plano Estratégico 2020-2024, precedido de uma Análise Funcional profunda. Um enorme passo que permitiu que a FSG passasse a guiar as suas ações baseadas num plano quinquenal, salvaguardando as prioridades, observando a sua real situação e a capacidade operacional.

2021

Alargamento da área geográfica de atividades alcançando todo o País, executando projetos de grande impacto em diferentes áreas sociais, com maior enfoque para os sectores da Educação e Meio Ambiente.
Marcou igualmente o fim do primeiro ciclo da FSG, um ciclo que partiu da criação da própria Fundação e terminou com a conceção dos projetos e criação de bases para continuidade de forma sustentável.

2022

Lançamento de novo website, pretendemos fazer uma aposta forte no que diz respeito à comunicação digital.

VER PROJECTOS

ÁREAS DE ACTUAÇÃO

Pretendemos identificar, realizar, promover e patrocinar uma multiplicidade de acções em diferentes áreas de interesse da sociedade civil, nomeadamente nos campos social, cientifico, desportivo, literário, cultural, educativo e ambiental.

Parcerias Institucionais

Seja parceiro da Fundação Sérgio Gago.

A vossa participação é importante para fazer a diferença.

projectos

Fique a par do nosso contributo para o desenvolvimento de Moçambique

O ABC da Reciclagem é um projecto concebido com o objectivo de promover a preservação do Meio Ambiente, através de um programa de formação em matéria das boas práticas de Gestão de Resíduos.

ABC da Reciclagem

O projecto tem como objectivo complementar as necessidades energéticas e nutricionais dos alunos, através da oferta de uma refeição diária nos turnos da manhã e da tarde.

Nutri Escolas

Esta iniciativa consiste em capacitar e atribuir um determinado número de carrinhas de mão e um valor inicial ou produtos equivalentes para iniciar a actividade de comercial.

Carrinhas do Auto-Emprego