Expansionistas em Desenvolvimento – PED012/FSG

Desejando dar a nosso contributo para a melhoria do actual estágio de empregabilidade no País, desenhamos o projecto Expansionistas de Desenvolvimento, que visa primeiro, aferir o grau de desempenho sobre os graduados do ensino superior, e dar aos recém-graduados oportunidades de exercer as suas qualificações na comunidade, transferindo o seu saber fazer e contribuir para o desenvolvimento da mesma.

 O debate sobre a educação e o emprego tem a sua origem a partir das concepções economistas e da educação que defendem um ajuste entre a oferta e a demanda do trabalho.

Oportunidades de emprego para recém-graduados a nível superior

A empregabilidade refere-se a competências e as qualificações móveis que reforçam a capacidade de utilizar oportunidades de educação e formação disponíveis para assegurar e manter um trabalho digno.

Em tempos passados, a posse de um título ou diploma universitário era garantia de aspirar com legitimidade, a determinados postos de trabalho. Actualmente, o cenário é diferente mesmo com o diploma e um gau académico elevado, exige-se que o individuo requalifique-se de forma permanente para atender as novas dinâmicas ou necessidades do mercado de trabalho.

Empreendedorismo para o desenvolvimento do país.

Desde a independência o jugo colonial, a educação em Moçambique é um sector que tem merecido bastante atenção por parte do governo, por constituir um dever e direito fundamental para cada cidadão. Numa sociedade em que a pobreza ainda esta presente, a educação configura-se como um instrumento para afirmação e integração do individuo na vida social económica e política, bem assim um factor indispensável para o combate a pobreza.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_PTPortuguês