Projecto Braile – PB0017/FSG

De acordo com o Ministério de Educação, em 1975, em Moçambique existiam 4 Escolas Especiais privadas, sendo duas na Cidade de Maputo (Deficiência Auditiva e Mental), duas na província de Sofala (Deficiência Auditiva e o Instituto Nacional dos Deficientes Visuais) e uma na cidade de Nampula (Deficiência Mental) as quais foram nacionalizadas. Estas instituições tinham uma tripla subordinação, nomeadamente Saúde (assistência médica), Acção Social (apoio social) e a Educação professores, programas de estudo e o apoio directo às escolas.

A Fundação Sérgio Gago desenhou o projecto Braile cujo objectivo é apoiar o ensino inclusivo dos deficientes visuais nas escolas do ensino superior como forma de contribuir para a melhoria da sua inclusão.

A implementação do projecto será feita através de uma parceria entre a Fundação Sérgio Gago e o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano para garantir a sua eficiência. Serão capacitados professores por técnicos formados em Ensino de alunos com Necessidades Educativas Especiais.

Add Comment

pt_PTPortuguês