Projecto Arco do Capricórnio – PAC012/FSG

O globo terrestre é composto por duas “linhas imaginárias” traçadas de modo horizontal conhecidas como Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio. Estas linhas são paralelas, posicionadas no sentido leste – oeste á linha do equador, possuem latitudes específicas: o tropico de câncer a 23°27′ (vinte e três graus e vinte e sete minutos) a Norte e trópico de capricórnio a 23°27′ (vinte e três graus e vinte e sete minutos a Sul. Pelas linhas apresentarem a mesma latitude, mas estarem em hemisférios diferentes, significa que ambos estão a mesma distância da linha do equador, isto é, possuem a mesma uma igual distância entre o extremo norte e o extremo sul do nosso planeta. Dessa forma, tudo o que se encontra entre os trópicos é chamado de intertropical, ao passo que as localidades posicionadas a Norte ou Sul deles são chamadas de subtropicais.

O Projecto Arco de Capricórnio consiste na construção de uma infra-estrutura em forma de arco como forma de representar fisicamente a travessia do trópico de capricórnio em Moçambique, pelo que, ao longo das linhas entre os hemisférios, o nosso pais é atravessado pelo trópico de capricórnio na latitude 2-23.27 graus, concretamente na Província de Inhambane, Distrito de Massinga razão pela qual situa-se na zona inter-tropical do Hemisfério Sul, zona quente atravessada pelo Trópico de Capricórnio na parte meridional.

Prevê-se que o projecto seja implementado em parceria com o Governo local, investidores turísticos e com Universidade Eduardo Mondlane-Faculdade de Turismo, de modo a criar sinergias para Salvaguardar esse património de natureza imaterial, apoiando a sua preservação de modo sustentável, e actuando para melhoria das condições sociais e económicas do Distrito de Massinga.

Potencialidades turística, cultural, social e económico da zona com a Construção do Arco de Capricórnio

Com o Projecto Arco de Capricórnio pretende-se criar um monumento que seja um forte atrativo para investimentos locais, contribuindo deste modo para a empregabilidade da mão-de-obra local, alavancado assim o turismo e a economia, sendo também um local de auxílio para o processo de ensino e aprendizagem na área e astronómicas, e que possa ser objecto de estudo e fonte de experiências emocionais para todos aqueles que o visitem ou deles usufruam.

Potencial turístico: através da construção do arco de capricórnio, haverá maior fluxo de truístas interessados em conhecer uma das zonas atravessadas pelos trópicos, o que trará impactos positivos aquela região do Pais, dentre eles, a nomeação oficial da zona como um local de atracão turística mundial pelo património natural.

Potencial cultural: com o fluxo de pessoas interessadas em visitar o local, será inevitável potencialização os traços culturais da região, desde os hábitos locais, artesanatos e gastronomia.

Potencial social: melhoria das estradas para facilitar o fluxo de turistas edificação, bens e serviços na zona, potencializado a construção de centros de formação para a comunidade local, sejam educacionais ou de formação profissional e centro de estudos científicos astronómicos para responder a nova realidade, bem como a construção de hospitais ou centros de saúde.

Potencial económico: com a construção do empreendimento serão inevitáveis investimentos económicos para responder a demanda dos turistas no local, infraestruturas como restaurantes, bombas de combustível, hotéis, serão edificadas, o que implica abertura de postos de trabalho local e maiores lucratividade para a ecomimia desta zona, consequentemente do Pais.

Potencial ambiental: a construção do arco trará maior fluxo de pessoas na região naquela ser instalado, o que implica maior preocupação com a questão de conservação e preservação natural do local, maximizando acções ligadas a proteção ambiental, tanto das caraterísticas naturais da sua flora e fauna, uma vez que a zona é atravessada por uma das linhas dos Trópicos do globo terrestre.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_PTPortuguês