Espaço de Convergência Religiosa – PECR018/FSG

Durante milênios, em todos os povos da humanidade, a história da Medicina sempre esteve de algum modo acasalado com a religião, devido á factores relativos á práticas, afiliação, crenças e saúde, tanto fisicamente como mental. Essa associação possui raízes histórico-cultural, por exemplo os povos indígenas acreditavam que os Deuses tinham o poder de causar doenças e cura-las.

As pessoas normalmente procuram na medicina algo mais que a cura física. Elas buscam também empatia e compreensão e alívio emocional. Reconhecendo que a maioria dos pacientes é apoiante de alguma religião e tem um estilo de vida espiritual. Esta dimensão pode ser explorada, compreendida e possivelmente utilizada para o bem-estar emocional do doente.

É por esse motivo que a Fundação Sérgio Gago desenvolveu o Projecto Espaço de Convergência Religiosa que consiste na construção de um espaço laico para cultos, orações e edificação da fé no recinto do Hospital Central de Maputo Para que, diferentes congregações religiosas possam realizar orações não só para os doentes que padecem de diversas enfermidades, como também, para os profissionais de saúde que, diariamente dão o máximo de si, para salvar vidas.

Entendendo que a fé e a religião trazem conforto no enfrentamento das doenças, diversos estudos científicos atuais comprovam que o poder do perdão, da resiliência, da superação e de ter esperança, que são qualidades muito cultivadas na religião, atua sobre o funcionamento do sistema nervoso e do sistema endócrino.

Com isso ocorre a diminuição da liberação de adrenalina e cortisol, o que é benéfico pois protege a pessoa contra infecções e muitas doenças relacionadas ao estresse, como por exemplo a hipertensão arterial.

Add Comment

pt_PTPortuguês