Projecto N’SILA ZERO – PNZ015/FSG

Em Moçambique e em particular na cidade de Maputo a gestão de resíduos sólidos urbanos, é uma realidade pouco funcional. O lixo na cidade de Maputo não é só um problema ambiental, mas muitas vezes um problema social. A rápida urbanização, o crescimento dos bairros sem nenhum serviço básico, os fluxos migratórios internos, sem planeamento entre outros, tem desafiado o Município de Maputo a enfrentar novas realidades. Desafiado pela demanda crescente da super povoação o Município de Maputo tem procurado formas de resolver o problema da gestão de resíduos sólidos e seu grande constrangimento é a exiguidade de meios financeiros, materiais e humanos.

Face a este cenário a Fundação Sérgio Gago propõe desenvolver uma abordagem integrada e inovadora de gestão de resíduos sólidos nos bairros periféricos da cidade de Maputo sem sistemas adequados remoção de lixo. O projecto denominado NSILA ZERO, é um projecto integrado e se enquadra dentro da estratégia global de gestão de resíduos sólidos urbanos e nos princípios dos 3 Rs (Reduzir, Reutilizar e Reciclar).

E para responder a demanda e contribuir para a gestão inteligente de resíduos sólidos, a FSG criou o Basisa Ecotxova, com um modelo patenteado internacionalmente.

Objetivo Geral

  • Desenvolver uma abordagem integrada e inovadora de gestão de resíduos nos bairros com um sistema deficiente na remoção dos resíduos e seu destino final.

Objetivos Específicos

  • Melhorar o sistema e mecanismos de remoção e transporte dos resíduos sólidos nos bairros periféricos da cidade de Maputo;
  • Restaurar a dignidade das catadoras de lixo, particularmente mulheres, através do treinamento vocacional e reciclagem de resíduos aproveitáveis;

Maximizar a utilização dos resíduos sólidos urbanos sem tratamento, contribuindo para a redução de lixeiras a céu aberto.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_PTPortuguês