Garrafas Ecológicas – PGE001/FSG

É o projecto pioneiro a ser implementado pela Fundação Gago, em novembro de 2015, com o objectivo de sensibilizar os munícipes sobre a necessidade de conservar o Meio Ambiente através da separação dos resíduos sólidos. O projecto consiste na criação de infraestruturas para deposição dos resíduos sólidos denominadas “Garrafas Ecológicas”. Estas infraestruturas foram concebidas para a recolha selectiva dos resíduos sólidos. Possuem um design original e realçam uma beleza atractiva.

Com esta iniciativa, pretende-se introduzir a política dos 3rs (reduzir, reutilizar e reciclar), contribuindo para a cidadania, educação cívica e redução da proliferação dos resíduos no chão das ruas e passeios. De referir que as garrafas foram concebidas para recepção de resíduos de plástico (vermelho), metal (amarelo), vidro (verde) e papel (azul).

Nesse processo, firmamos parcerias com o Conselho Municipal da Cidade de Maputo e co a COMSOL (Cooperativa de Maputo para Soluções Ambientais), onde a COMSOL é entidade responsável pela recolha e gestão dos resíduos depositados nas Garrafas Ecológicas.