Cápsula do Sem Abrigo – PCSA008/FSG

O fenómeno dos sem-abrigo, tal como se apresenta hoje na sociedade moçambicana pode ser considerado muito recente. As características da população que pede nas ruas ou que nas mesmas passa à noite, alteraram-se na última década, diariamente é possível observar todos os dias pelas ruas das cidades pessoas de diferentes etnias, sexo, idades que recorrem a mendicidade.

Transmitia a noção da inevitabilidade do mendigar por parte daqueles que eram considerados incapazes de providenciar ao seu sustento.

O termo sem-abrigo foca o problema na falta de habitação, nesta sequência, enquadram-se, para nós, na definição de sem-abrigo todos aqueles que pernoitam na rua ou em espaços alternativos de carácter provisório na falta de um lar. Mas o seu sentido pode e deve ser visto no enquadramento mais ampliado que é o da pobreza e exclusão.

Pensando no elevado índice de mendicidade no país e no mundo, a Fundação Sérgio Gago desenhou o projecto Cápsula do Sem Abrigo com o humilde gesto de estender a mão a quem necessita, oferecendo uma cama coberta unipessoal, flexível e portátil que serve para acolher um “sem abrigo” enquanto este estiver sujeito as diferentes intempéries e necessidades diárias, conferindo assim, o mínimo de condições humanas para este grupo de pessoas vulneráveis.

Pretendemos trabalhar em parceria com o Governo de Moçambique através do Ministério do Gênero e Acção Social e governos locais de acordo com as suas estratégias de apoio aos necessitados para garantir transparência durante a implementação.