Escola de Mangwana – PEM003/FSG

A Comunidade de Macanda, no povoado de Impaputo, Distrito de Namaacha percorre longas distâncias para ter acesso a uma escola, bem como unidades hospitalares. Diariamente as crianças percorrem cerca de 3 Km de distância para chegar à escola. O mesmo é feito por aqueles que necessitam de cuidados médicos.

Diante deste cenário, a Fundação Gago está a implantar naquela localidade, um projecto de edificação de uma escola, um Posto Médico, um furo de água e residências para Professores e Agente Polivalente Elementar – APT (Agente que proverá os serviços básicos de saúde na comunidade).

Importa referir que a escola Mangwana, será de Currícula agrícola para permitir que os alunos obtenham conhecimentos de como lhe dar com a terra e a agricultura ainda em tenra idade. Para a implementação deste projecto firmamos um memorando de entendimento com a empresa CONSOL que recolhe as garrafas pets que faz o fornecimento.

A infraestrutura será erguida a base de garrafas PET adquiridas na COMSOL – Cooperativa de Maputo para Soluções Ambientais, como forma de reutilizar este material e contribuir para geração de renda das catadoras daquela Cooperativa. Porém, importa referir que a escola pode ser construída em material convencional e, em qualquer ponto do país.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

pt_PTPortuguês